Projeto Todos Juntos Podemos Ler

Com o Projeto “ Todos Juntos Podemos Ler” pretendemos criar uma biblioteca escolar ainda mais inclusiva, que proporcione reais oportunidades de leitura para todos os alunos, tendo em conta as capacidades, necessidades e interesses individuais, assumir-se como um espaço de excelência para o desenvolvimento da literacia, de atitudes mais expressivas e criativas e como garante da igualdade de oportunidades, implementando estratégias educativas personalizadas (diferenciação de medidas/respostas diferenciadas) que promovam a aquisição de competências que permitam a autonomia e que sejam integradoras. Quebrar barreiras em relação aos preconceitos da sociedade e provar que, apesar dos limites, cada indivíduo é capaz de desenvolver as suas potencialidades, bastando para isso ser estimulado.

OBJETIVOS:

a.       Desenvolver competências de leitura e literacias, diversificando os tipos de suporte;

b.      Identificar e dinamizar atividades/ tarefas de acordo com os currículos específicos individuais dos alunos;

c.       Melhorar a autonomia e funcionalidade em contextos diversificados;

d.      Usar adequadamente as novas tecnologias da informação e da comunicação;

e.      Implementar/consolidar práticas de trabalho colaborativo que envolva alunos e professores das diversas turmas;

f.       Difundir métodos exequíveis de trabalho individual e em grupo.

PÚBLICO-ALVO

Este Projeto tem como público-alvo todos os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) a frequentar o Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso. Este projeto envolve um universo de 27 alunos: 6 alunos do 1ºCiclo, 5 alunos do 2º Ciclo e 16 alunos do 3º Ciclo.

Dadas às suas especificidades de aprendizagem, sentimos que é necessário promover adequações a nível do acesso à leitura e literacia, no sentido de desenvolver verdadeiros momentos de inclusão, proporcionando aos alunos com necessidades educativas especiais, uma igualdade de oportunidade e direitos de educação, independentemente da sua condição física e/ou psicológica, assim como da sua capacidade de aprendizagem.